Motor & Cia

BMW X1 xDrive 25i – Colocado a prova o SUV de entrada da BMW

20 de junho de 2016 Carros, Testes, Vídeos

01

SUV COMPACTO DE LUXO DA BMW POSTO A PROVA, TAMBÉM EM TRILHAS OFF-ROAD MOSTRANDO PARA QUE VEIO AO MUNDO.

A segunda geração do BMW X1 chega com mudanças que o colocam definitivamente como um SUV e briga diretamente com o Audi Q3 e o Mercedes GLA.
Dividido em três versões: X1 sDrive20i GP 4×2, X1 sDrive20i X-Line 4×2 e o X1 xDrive25i Sport 4×4, justamente a versão que iremos falar.
O novo X1 ficou mais curto, porém mais alto e largo, passando um aspecto mais imponente e, segundo Emílio Paganoni, gerente de treinamento da BMW, “A versão anterior era mais crossover, enquanto a atual fica mais perto de um autêntico SUV”.

x1_antes_depois_formatomate

De fato, ao analisar o carro de perto, me dei conta de que se tratava de um SUV compacto com bastante requinte, típico carinho da BMW. Equipado com pneus RunFlat e rodas de liga leve aro 19 que trazem um aspecto mais esportivo ao modelo.
Os faróis de LED, também uma marca característica da BMW, contam com sensor de chuva que aciona automaticamente os faróis baixos.

02

Ao entrar no carro, ficou nítido o capricho em cada detalhe interno. Os bancos são esportivos, revestidos em couro e tem um acerto de regulagem bem legal. Eu, com 1.69m, consegui ajustar o banco de maneira que ficasse alto e confortável, com um excelente campo de visão, e o melhor de tudo é que, se outra pessoa for dirigir, é possível gravar essa posição com a função de memória presente.
O volante, revestido em couro, tem uma pegada também bastante esportiva, com comandos de celular, de som e piloto automático. De noite o jogo de luzes é laranja, sendo póssivel alterar para branco ou nenhuma luz, e quando se abre a porta, é possível ver um holograma projetando o poderoso logotipo da BMW. Detalhes…

01

05

Apesar do entre eixos ter ficado menor, o espaço interno aumentou. O acabamento em Alumínio escovado deu um toque de requinte a mais ao SUV. Conta com um teto solar panorâmico que dispensa comentários, ar condicionado digital dual-zone, BMW ConnectedDrive (informações de trânsito em tempo real, concierge, chamada de emergência inteligente, entre outros) e o BMW Remote, com acesso a funcionalidades do carro usando aplicativos para smartphone com plataformas Android e iOs (iPhone e iPads). Pelo porte do carro, senti a ausência de uma câmera de ré. O modelo conta apenas com o sensor.

02

14

03

Como percurso, escolhi contornar o Pico das Cabras, localizado próximo a Morungaba-SP. Partindo de Indaiatuba-SP, atravessei Campinas para poder chegar na estrada das cabras que é recheada de curvas e prometia boas emoções. É impossível não notar como o novo motor Bmw TwinPower Turbo 2.0 de 4 cilindros que gera 231cv a 5.000 RPM e 35 mkgf de torque supre bem as necessidades de um motorista mais exigente. Segundo a montadora, ele acelera de 0-100 em 6.5 segundos e tem uma velocidade máxima de 235 km/h.
A pilotagem pode ser dividida em três modos: ECO PRO, que adota uma postura mais dócil do carro fazendo com que economize mais combustível. Comfort, onde ele deixa o carro um pouco mais agressivo e obviamente ainda consegue manter o conforto, e o Sport, que é onde começa a diversão. A direção fica mais rígida e você pilota contando com toda a potência do motor. (E pra ficar mais divertido e esportivo você pode trocar de marcha no Paddle-Shift com câmbio de 8 marchas.)

09

É nítida a presença da esportividade nesse SUV. O carro tem ótimas retomadas e, apesar de sua altura, é impressionante como contorna rápido as curvas, sem esparramar muito e sem torcer. Ao chegar no início da estrada que dava acesso ao observatório, fiquei deveras apreensivo em como seria o comportamento do automóvel numa estrada de terra e de buracos… Engano meu! Ao chegar no topo, fiquei surpreso em como ele se comporta bem em subidas nesse cenário. A tração integral 4×4 tem um papel fundamental na hora do carro, literalmente, grudar e subir sem destracionar, mas todo cuidado é pouco. Em um buraco um pouco mais fundo, as chances de entortar uma roda aro 19 é realmente grande, recomendo cautela, apesar das rodas serem extremamente resistentes.
A suspensão cumpriu bem seu papel, sem dar socos e sem deixar o carro mole demais. Na volta, a lua já brilhava, e a descida que tinha para encarar era bastante íngreme. Momento ideal para testar o Controle de Descida que, assim que pressionado já segura automaticamente no freio e mostra no painel um ícone com o veiculo inclinado. Pronto! Ai é só tirar o pé dos pedais que o sistema faz todo o serviço.

10

Conclusão:

O X1 xDrive25i Sport é uma ótima opção para quem tem um lifestyle mais aventureiro, mas que não quer abrir mão do requinte. Seu porta malas é espaçoso, com seus 505 Litros de capacidade (1.550 com os bancos rebatidos) e fechamento automático.

08
Disponível nas cores:

coresPreço anunciado: R$199.950,00 .

03

Texto: Rodrigo Wood Revisão: Danielle Tamanini
Fotos: Rodrigo Wood
Vídeo: Rodrigo Wood