Motor & Cia

De carona com o HB20x

31 de julho de 2016 Carros, Fotos, Testes
capa

Quando falamos em “bate e volta” as opções de turismo pra quem mora em São Paulo são variadas e dessa vez escolhemos a aconchegante cidade de Águas de Lindóia.
Para o roteiro nosso companheiro foi o Hyundai HB20x 1.6 Automático, com uma pegada mais aventureira foi o carro ideal para a viagem. Completei o tanque com álcool e saímos de Campinas pela manhã, por volta das 10 horas, um pouco atrasados mas seguimos viagem.
O clima estava agradável e com bastante sol e resolvemos fazer um caminho um pouco diferente do que o comum. Normalmente eu vou pela rodovia Dom Pedro I e pego o acesso para Morungaba e sigo pela região mas dessa vez resolvemos ir para Morungaba pela estrada das cabras.

08

A estrada das cabras (SP-081) dá acesso ao Pico das Cabras onde fica o Observatório municipal de Campinas e é por lá que fomos mas ao invés de ir para o observatório seguimos caminho sentido Morungaba. Em relação aos outros modelos da linha HB20, a versão X conta com as suspensões reforçadas e elevadas que ajudou a subir a montanha.

Chegando em Morungaba não teve mais surpresa, seguimos pela serra e pela bela estrada que corta a região, passando por Amparo, Serra Negra, Lindóia e até chegar em Águas de Lindóia por volta das 13h. Entre tantas curvas e retomadas eu pude de fato avaliar o desempenho do carro, desde o conjunto de suspensão até o motor que é 1.6 e gera 128cv e 16.5 kg-m, proporcionando um bom desempenho, apesar de não ter nenhuma surpresa o carro não me deixou na mão quando precisei fazer ultrapassagens. Almoçamos no Cantina Montóia e de lá seguimos para o Morro Pelado.

07

Confesso que estava muito curioso para conhecer esse lugar, muitos comentários sobre lá e de como é possível enxergar várias cidades. O acesso ao local não foi difícil de achar, basta seguir as placas e se por um acaso restar alguma dúvida é só encostar o carro e perguntar pra algum morador local, sempre muitos simpáticos.

Na subida do morro tem a Fazenda Morro Pelado, uma ótima opção de passeio com opções de esporte radical como: Quadriciclo, Arvorismo, Paintball, Tirolesa entre outros. Além das opções de diversão tem também um espaço especial para a culinária, com restaurante, lanchonete e a casa da vovó para matar a saudade das geleias, bolos e café moído na hora.

09

A fazenda fica no KM 3 da estrada do Morro Pelado e quando passamos por ela fomos abordados por um funcionário informando que a estrada pra frente iria ser difícil subir com o nosso carro e ofereceu um transporte 4×4 com uma taxa por passageiro, ele insistiu que não iríamos conseguir e eu insisti que nós íamos. Após a conversa fechamos os vidros e começamos a subir. De fato a subida é bem íngreme e com o terreno com um grau de dificuldade razoável mas nada que impediu o valente HB20x de subir, mesmo com o câmbio automático sequencial de 6 marchas ele não perdia muita tração e o conjunto de suspensões com o motor deu conta do recado.

04

05
Ao chegar no topo todo o esforço é recompensado com um visual panorâmico de tirar o fôlego, é possível ver as cidades de Monte Sião e Águas de Lindóia perfeitas. O transporte 4×4 oferecido pela fazenda só ficava até as 17h, para nossa sorte subimos com o HB20x e ficamos até o anoitecer, podendo desfrutar de um pôr do sol deslumbrante

03

04
Chegamos em Indaiatuba-SP por volta das 21h com uma sensação de alma preenchida e de quero mais. Com uma média de 9.5 km/l no ácool considerei um consumo bom, levando em conta fatores como o ar condicionado ligado, que por sua vez é digital e faz parte do belo conjunto de atributos do carro como a central multímidia Bluemedia que conta com a função Apple Carplay.
O interior é refinado e tem bancos em couro marrom, acabamento preto brilhante, volante de couro e retroiluminação azul.

01

02
O novo HB20x conta com versões a partir de R$58.355,00 e pode ser encontrado na concessionária Hyundai mais próxima de você.

01

Texto: Rodrigo Wood

Fotos: Rodrigo Wood

 

 

Comments are closed.