No Brasil, Foz do Iguaçu foi palco de uma das etapas do Maior Evento de Esportes Radicais do Mundo, o famoso X-Games, no período:18 a 21 de abril. Integrada à região trinacional, Foz do Iguaçu faz divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este, esse foi o nosso Destino para desfrutarmos de uma viagem longa e confortável a bordo do MINI COOPER Countryman S.  Literalmente guardadas as proporções, o Countryman é um fantástico SUV da MINI, que diga-se de passagem de “mini” não tem nada.

Durante o percurso fizemos algumas paradas na madrugada e numa delas aproveitamos para descansar, no carro mesmo, e por uma hora e meia desfrutamos dos confortáveis bancos de couro e reclináveis. Se por fora esse MINI não é pequeno, por dentro ele nos surpreendeu. Eu pude viajar por um pequeno trajeto como passageira no banco traseiro e, há espaço generoso para três ocupantes e o banco tripartido, na proporção de 40/20/40, oferece flexibilidade na hora de combinar passageiros e bagagem.Potencia X consumo. O Countryman tem um equilíbrio perfeito.Ao amanhecer retomamos nosso roteiro, e estávamos aproveitando ao máximo o MINI nas curvas, ultrapassagens entre as mais belas paisagens, assim conseguimos desfrutar do sistema de tração integral ALL4 do MINI Cooper Countryman, oferecendo uma dinâmica superior e uma excelente aderência nas curvas, e mesmo em meio a inúmeras alterações na qualidade do asfalto das rodovias, o Countryman reagiu com rapidez e precisão, e garantiu a sensação Go-Kart típica de um MINI com muita esportividade e capacidade para trechos on road e off road.As belas paisagens compõem o ambiente perfeito para contornar as maravilhosas curvas até Foz do Iguaçu Durante a viagem, com a possibilidade de testarmos praticamente todos os componentes do veículo, em uma tentativa de ultrapassagem que exigiu uma frenagem brusca, pudemos conhecer de fato o verdadeiro potencial dos freios ABS que equipam o MINI Coutryman – com EBD e sistema auxiliar de frenagem em curvas CBC, mais o controle dinâmico de estabilidade DSC, resumindo. O ABS fez com que voltássemos para a trajetória da pista com total segurança e eficiência. É importante lembrar que, para o ABS funcionar, tem que pisar fundo no pedal do freio, o seu acionamento evita o travamento das rodas, fazendo o melhor gerenciamento possível da frenagem.Suspensão independente, ABS, Controle de tração, tração nas 4 rodas, entre outros sistemas eletronicos garantem total segurança a bordo do Countryman.IMG_8420O Countryman S All4 é equipado com motor turbo 1.6 16V de 184 cavalos e câmbio automático de seis marchas, com borboletas no volante. Com esse propulsor, pode atingir 100 km/h em 8,6 segundos, ou seja, aproveitamos ao máximo do desempenho desse motor nas estradas, e tivemos uma boa surpresa: o consumo; que ficou na média de 10km/l de gasolina tanto na cidade como na estrada. Nossa viagem de ida teve duração de aproximadamente 12 horas, percorrendo nada mais nada menos que 1072Km, saímos na quinta dia 18, e chegamos na sexta próximo do horário de almoço no evento X-Games, onde fomos muito bem recebidos no credenciamento de Imprensa, e encaminhados ao refeitório, no qual havia muita comida saudável para jornalistas do mundo todo.X-Games Foz do IguaçuEntre muitas manobras emocionantes, tombos, sorrisos e aplausos do público, as Cataratas do Iguaçu deram seu charme para as modalidades de skate vertical e BMX vertical, outras modalidades foram realizadas no Parque Infraero onde o clima era quente e seco, com muita terra e poeira. Lá acompanhamos as etapas do Motocross: Freestyle, Step Up, Best Whip, Speed & Style; e o famoso Rallycross, com pilotos que são referencia em todo o mundo como Trevis Pastrana, Ken Block e entre eles o brasileiro Nelsinho Piquet.As modalidades de moto levavam o público ao delírio.O espetáculo dos esportes radicais e da natureza contagiou os competidores, o público e os telespectadores em cerca de 180 países, e durante 3 dias participamos do X-Games, chegávamos no horário de almoço, e ficávamos até final de tarde, houve uma modalidade na noite de sábado e estávamos exaustos de tanto subir e descer escadas, ir e vir da sala de imprensa com equipamentos e preparando material para a mídia. Mas como viajar é tudo de bom, tivemos uma estadia privilegiada no evento e no hotel que foi excelente, mantivemos o ritmo para conhecer no Domingo de manhã a Argentina, aproveitamos para abastecer o MINI, e voltamos para acompanhar o enceramento do X-Games com o Rallycross, tendo o direito a levantar muito poeirão. Evidentemente que enquanto íamos e vínhamos nos passeios curtíamos ao máximo os itens de conforto do Countryman S ALL4, digo o ar-condicionado dual-zone, bancos de couro e sistema de som Harman Kardon, entre outros itens como seis airbags, mas claro que não foi necessário usarmos este último item, risos…RallyCrossComo já dito: vale muito a pena conhecer a Tríplice Fronteira em Foz do Iguaçu, muito mais no período que aconteceu o grande evento X-Games na cidade, que a partir dessa edição será sediado todo ano em Foz do Iguaçu. Esta escolhida por ser um dos maiores pólos Turísticos do Brasil, e ter o potencial de acolher a todos com boa infra-estrutura, em destaque: fluidez do trânsito, segurança, comunicação visual e orientação para turistas, entre outros pontos positivos.Cataratas de Foz do IguaçuAproveitamos para passear e conhecer melhor essa região, e com o término do evento estávamos muito cansados e queríamos mesmo era ficar no hotel, contudo a Natureza nos convidava para conhecermos as Cataratas, e assim fomos na manhã de segunda-feira, último dia do nosso roteiro. Não há palavras para descrever a energia contagiante, ficamos boquiabertos, admirados, perplexos e surpreendidos diante da força que as águas atingem em sua queda no Parque Nacional do Iguaçu, onde por apenas R$25,10 você desfruta de um dos mais belos cartões-postais do Brasil e do Mundo, visto como uma das 7 MARAVILHAS DA NATUREZA. Entre muitas fotos e vídeos, trilhas e turistas, animais e árvores, estivemos renovados com o vento suave e fresco da brisa das Cataratas, e simplesmente tínhamos que seguir os outros passeios.Glamuroso Hotel das CataratasConhecemos a Casa de Pedras e Artesanatos, um lugar magnífico, de alto padrão, onde tem-se objetos decorativos luxuosos, há uma chocolataria climatizada que conta com um café gourmet, além das mais diversas e famosas “lembrancinhas” da cidade turística e do Brasil.Vai um cafezinho?Mesmo cansados, e ainda tendo que encarar horas e horas de estrada, decidimos seguir novamente para Duty Free na Argentina, aproveitando para completar o tanque do nosso companheiro MINI com gasolina pura e mais barata do que a porcaria que nos vendem no Brasil. Fizemos uma pequena compra de chocolates e bebidas, perfumes e maquiagem, e quando fomos abastecer, soubemos nos postos de gasolina mais próximos da fronteira que havia ACABADO, ZERADO o combustível naquela região da Argentina, imprevistos acontecem, principalmente quando todos os turistas brasileiros pensam iguais: Economizar. Abastecemos o Countryman no Brasil mesmo, e logo fomos para o Paraguai. Atravessamos a fronteira caminhando, deixamos o carro num estacionamento próximo dessa travessia do Paraguai. É muita gente sempre, por isso não indicamos a travessia com carro, o trânsito é perigoso e bagunçado, é uma tremenda loucura desnecessária. Apesar disso a atração para essa região paraguaiana é as compras, então fomos conhecer algumas galerias, comparamos preços, e fomos a busca de uma real necessidade: a compra de um equipamento de segurança usado em corridas de motovelocidade, assim tivemos uma economia de 50% comprando no Paraguai. Não compramos NADA na rua, principalmente por causa da falsificação de produtos, é preciso ter consciência ao visitar grandes centros de compras e consumismo barato.Divisa Argentina X Brasil

“Pé no chão, de volta a realidade…”

Brasil, hotel, malas no MINI, e longa estrada pela frente.

Voltamos para Campinas – interior de São Paulo, aproximadamente 12 horas de viagem, 1025Km direto, sem direito a uma soneca, com apenas 3 paradas para esticarmos as pernas, abastecermos mais um pouco, e comprarmos comidas e bebidas. Claro que havia me esquecido de reportar sobre duas paradas solicitadas por Policiais Rodoviários, a primeira (na ida) ao chegarmos no estado do Paraná, e a segunda enquanto voltávamos por Maringá, queriam verificar documentação do carro, habilitação do motorista, aliás cumprir o papel, porém eles na verdade queriam saber que CARRO era o COUNTRYMAN… Sucesso!!!  Como nada obstante, ir a Foz do Iguaçu foi maravilhoso, dirigindo um MINI Cooper Countryman e participando como Imprensa do X-Games tornou-se INÉDITO para o Motor&Cia, e ficará gravado em nossos corações e lembranças, Rotas e Destinos agradece a todos a oportunidade dessa leitura ao contarmos a experiência Única em desfrutar mais de 2mil quilômetros num espetacular e tradicional MINI Cooper.Hora de voltar pra casa. Despertar o Desejo de Consumo para ter um Verdadeiro Companheiro como o Countryman, chegando ao ponto de dizer: EU QUERO UM!!! Declaramos o MINI por R$ 138.950 na versão Sport, podendo chegar a R$ 144.950, na Top. Mas ainda assim, EU QUERO UM.

Confira também a galeria completa de fotos CLICANDO AQUI!